Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
10 de abril de 2023 às 20:00

Uma crónica (nada) flácida

Parece-me que descortinar o corpo de uma apresentadora de televisão, Maria Botelho Moniz, e os braços de outra, Cristina Ferreira, será tudo menos o apanágio de uma crónica ou a função de um cronista.

Há uma semana, um cronista doCorreio da Manhãescreveu uma crónica que nem a liberdade de expressão (ou de imprensa) consegue justificar a pertinência. Já o escrevi várias vezes e repetirei sempre que o entender: escrever, todas as semanas, numa abordagem generalista e com total liberdade de escolha, é difícil. Por vezes sobram temas, outras a inspiração não chega e tudo nos parece inútil. Contudo, daí a usar o tempo e o espaço que a comunicação social nos dá, a voz que nos permite ter e o alcance que garante para, gratuitamente, escrever sobre nada, é absurdo. Absurdo porque quando não temos nada a dizer o melhor é calar. No entanto, nesta era da voz colectiva, em que todos temos algo a dizer e meios para o fazer, quem tem acesso a um canal que ultrapassa os limites de uma determinada rede social digital deveria pensar melhor antes de abrir a boca para, simplesmente, falar mal de alguém. Porque sim. Porque lhe apetece, porque a pessoa "pôs-se a jeito" (o que é isso de alguém "se por a jeito"?), porque "estava a pedi-las" (como se alguém gostasse de ser enxovalhado) ou porque… sim?… Não. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.