Sábado – Pense por si

Paula Cordeiro
Paula Cordeiro Especialista em comunicação
04 de janeiro de 2022 às 20:00

A liderança, a liberdade e a ausência dela

Viajar abre-nos horizontes, contribui para crescermos, mudarmos enquanto pessoa. O cliché do viajante é este. Na verdade,  tudo isto porque regressei há dias de uma viagem que foi tudo isto e isto, há muito que não me acontecia.

Regresso à escrita numa cidade vazia, semi abandonada com a interrupção escolar e o teletrabalho. Nas redes, o burburinho equivale à pausa junto à máquina do café, com as tendências as mostrar aquilo em que lentamente nos vamos tornando: vazios de conteúdo, incapazes de dedicar a nossa atenção a uma coisa de cada vez e por mais do que poucos minutos. Analisa-se a análise da discussão política enquanto a política não discute as políticas que justificam a sua existência, encurtada por esta falta de atenção que lhe conseguimos dedicar. Fala-se de tudo, menos do que se deveria falar, numa viagem entre temas e lugares que nunca sai do lugar. É esta a liderança que temos e este o reflexo do que a liderança- ou a falta dela - produz em cada um de nós: distância e vazio. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.