Sábado – Pense por si

Nuno Cunha Rolo
Nuno Cunha Rolo Jurista
08 de maio de 2023 às 20:00

Educação, sem ética e integridade? (II)

A educação para a ética, transparência e integridade consiste na aquisição de aprendizagens e referências em ordem à realização de condutas humanas certas e adequadas à coexistência humana e convivência social nos diversos espaços de intervenção e esferas de posição de cada pessoa, em nome do bem comum e universal.

Noúltimo artigo, enunciei dados e contextos, prejuízos e perigos, decorrentes da falta ou insuficiência de políticas de transparência, ética e integridade. Em resumo, expus um estado de arte preocupante no qual o currículo escolar público nacional não tem nenhum domínio ou tema obrigatórios sobre ética, transparência e integridade, e o fenómeno corruptivo. Neste domínio, as crianças estão entregues, até à idade adulta, à sorte do seu contexto familiar, económico e social, ou mesmo escolar, por ausência de referencial obrigatório daquelas matérias de aprendizagem em qualquer nível de educação e ciclo de ensino (da educação pré-escolar ao ensino secundário).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.