Sábado – Pense por si

Nuno Cunha Rolo
Nuno Cunha Rolo Jurista
24 de abril de 2023 às 20:00

Educação, sem ética e integridade?

Uma criança em Portugal até se tornar adulta pode percorrer todo o ensino oficial e obrigatório, do ensino básico ao secundário, sem lhe ser ministrado uma única aprendizagem ou conteúdo educativo obrigatório centrado em "anticorrupção", transparência, ética ou integridade!

O currículo escolar público em Portugal não tem nenhum domínio, disciplina, unidade curricular ou tema obrigatórios sobre o fenómeno corruptivo e as suas componentes inerentes: transparência, ética e integridade, conteúdos que estão, habitualmente, integrados na denominada "educação para a integridade". Ou seja, uma criança em Portugal até se tornar adulta pode percorrer todo o ensino oficial e obrigatório, do ensino básico ao secundário, sem lhe ser ministrado uma única aprendizagem ou conteúdo educativo obrigatório centrado em "anticorrupção", transparência, ética ou integridade!

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.