Sábado – Pense por si

Mónica Ferro
Mónica Ferro Diretora do escritório de Londres do Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA)
11 de fevereiro de 2016 às 15:43

Violência contra as mulheres em conflitos armados

A violação como arma e táctica de guerra é dos fenómenos mais generalizado e mais sistematicamente usado nas guerras modernas, nas novas guerras

Poucos temas me têm mobilizado como o da luta pelo fim da violência contra as mulheres, em todas as suas formas. E se, no passado dia 6 de Fevereiro, houve uma grande comoção colectiva em torno da eliminação da Mutilação Genital Feminina – quando há poucos anos éramos pouco/as o/as que se atreviam a falar disso em voz alta – a violência contra as mulheres nos conflitos, nomeadamente a violência sexual, ainda não chegou ao topo de algumas agendas, mesmo às das organizações que pugnam pelos direitos das mulheres.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.