Sábado – Pense por si

Maria J. Paixão
Maria J. Paixão Investigadora
21 de janeiro de 2024 às 21:51

Alta velocidade no País do alcatrão

Somos hoje o segundo país da Europa com mais quilómetros de autoestrada por habitante e o único cuja rede de autoestradas é, em extensão, superior à rede ferroviária ativa. Paradoxalmente, a expansão descontrolada da rodovia não "ligou o país" nem contribuiu para revitalizar o interior esquecido.

A única alta velocidade que até ao momento chegou a Portugal foi aquela que tem caraterizado a atuação do atual governo demissionário e a respetiva bancada parlamentar na aprovação de projetos na reta final do mandato. Entre os projetos aprovados encontra-se o concurso para concessão do primeiro troço da linha ferroviária de alta velocidade que ligará Lisboa ao Porto. Há muito prometida, a alta velocidade chegará (esperemos) finalmente a Portugal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.