Sábado – Pense por si

Manuel Pinto Coelho
Manuel Pinto Coelho Médico
14 de setembro de 2024 às 10:00

Não normalize a doença (2)

Na cultura oriental, que tem na relação com a doença um carácter menos intervencionista, o foco está no doente e não na doença, procurando entender as razões das manifestações sintomáticas, compreendendo a pessoa que as apresenta e o seu modo de vida.

...E nem a saúde nem a doença devem continuar a ser encaradas como, infelizmente, uma parte significativa da medicina as encara. Uma equipa de enfermeiros especialistas brasileiros analisou os conceitos e as ideias associados à saúde e à doença ao longo da história, a partir das perspetivas epidemiológica e antropológica, e concluiu que, "embora os nossos discursos na saúde refiram-se à promoção da saúde, na prática, ainda estamos atrelados ao discurso preventivo, com o enfoque centrado na doença".

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.