Sábado – Pense por si

Manuel Pinto Coelho
Manuel Pinto Coelho Médico
11 de janeiro de 2025 às 10:00

Medicina antienvelhecimento (2)

Quando existe uma forte relação paciente/médico, se verifica uma diminuição da ansiedade do doente, uma taxa de sucesso maior, menor probabilidade de recaída e redução dos custos com a saúde.

Contudo, talvez porque a comunidade está cada vez mais informada e algumas entidades públicas e privadas têm percebido a importância de mudar de rumo, as novas tendências têm apontado para a necessidade de uma alteração na trajetória da investigação, centrando-se mais no paciente e olhando para o indivíduo de uma forma global, tratando a doença não como um elemento isolado, mas como estando interligada como muitos outros fatores que até então não entravam na equação. A comunidade científica parece estar a aperceber-se de que o paciente deverá ser o protagonista da sua cura e um elemento ativo no processo. Para que isto aconteça, é necessário que:

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.