Sábado – Pense por si

José Maria Pimentel
José Maria Pimentel Economista, professor e podcaster
19 de março de 2024 às 13:04

Manuel Cargaleiro aos 97 anos: a Arte como Espelho da Curiosidade e da Natureza

As suas obras adornam hoje espaços públicos e galerias de Portugal, Itália e França — incluindo uma das estações centrais do metro da capital francesa. Em Portugal, parte da sua obra encontra-se em exposição permanente no espaço da Fundação Manuel Cargaleiro, instituída em 1990.

No universo da arte portuguesa, poucos nomes ressoam com a profundidade e diversidade de Manuel Cargaleiro, pintor e ceramista de renome internacional e uma figura de proa da arte nacional desde meados do século passado. Aos 97 anos acabadinhos de fazer (no passado dia 16 de março), o Mestre Cargaleiro mantém, além disso, uma rotina de trabalho diária, uma sagacidade impressionante e ainda disponibilidade para travar novas amizades. Tenho sido um desses privilegiados desde que o entrevistei, há alguns meses, para o meu podcast, 45 Graus. Foi uma conversa estimulante que se revelou uma jornada pelos meandros da arte, da criatividade e da inspiração. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.