Sábado – Pense por si

José Maria Pimentel
José Maria Pimentel Economista, professor e podcaster
05 de março de 2024 às 07:00

Compreender a política para nos compreendermos a nós próprios

Entender de forma mais profunda a política é essencial para sermos cidadãos mais capacitados: ajuda-nos a entender-nos melhor a nós próprios, a compreender o debate ideológico e a formar opiniões informadas.

Com as eleições de 10 de março ao virar da esquina, enfrentamos, enquanto cidadãos, um desafio duplo: navegar um mundo cada vez mais saturado de informação -- muitas vezes pouco fidedigna -- e lidar com a polarização crescente do debate político. Neste contexto, torna-se cada vez mais essencial a capacidade de tolerância de ideias e compreender de onde vêm as posições defendidas pelos diferentes partidos políticos. Isso implica, claro, conhecer os seus programas eleitorais e as suas propostas. Mas mais importante ainda é compreender as raízes das suas ideologias — perceber porque defendem o que defendem, sem cair na armadilha de ver o mundo a preto e branco, dividido entre bons e maus.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.