Sábado – Pense por si

João Paulo Raposo
João Paulo Raposo Secretário-geral da Associação Sindical dos Juízes Portugueses
31 de outubro de 2017 às 09:38

Água no bico

"Os juízes têm uma garantia de irresponsabilidade nas suas decisões, que é essencial para poderem decidir de forma livre e imparcial. Mas não têm qualquer "imunidade judicial" que lhes permita dizer ou escrever sem limites. Sempre houve, não há aqui qualquer precedente relevante, inquéritos a coisas ditas ou escritas por juízes no âmbito processual."

Nesta sociedade da informação no tempo das redes sociais os fenómenos mediáticos têm uma boa parte de imprevisibilidade. Vem esta consideração inicial ainda a propósito do acórdão relatado pelo desembargador Neto de Moura.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.