Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
16 de julho de 2025 às 08:31

Mercadores do Mal

Poderosas, desumanas e amorais, as grandes consultoras são hoje autênticas centrais de crime económico e destruição social.

Voltou a acontecer. Passou relativamente despercebida a notícia, revelada há duas semanas pelo Financial Times, de que a consultora internacional Boston Consulting Group andou a calcular os custos de "relocalização" da população palestiniana de Gaza, ao abrigo de um contrato de apoio a uma pretensa iniciativa humanitária. Os técnicos da consultora entretiveram-se a contabilizar quanto custava pagar a cada pessoa expulsa uma compensação de 9 mil dólares. A limpeza étnica de Gaza, com a expulsão de mais de 500 mil palestinianos, custaria perto de 5 mil milhões de dólares. Talvez por isso continue a política de matança indiscriminada no território ocupado – ainda no domingo, um bombardeamento israelita matou dez pessoas, seis delas crianças, que esperavam para se abastecer de água no centro de Gaza. Um "erro", disseram as Forças de Defesa Israelita. Matar sai mais barato.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Sinais do tempo na Justiça

A maioria dos magistrados não dispõe de apoio psicológico adequado, o que resulta em inúmeros casos de burnout. Se esta estratégia persistir, a magistratura especializada comprometerá a qualidade do trabalho, sobretudo na área da violência doméstica.

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.