Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
19 de maio de 2021 às 08:49

Há sempre uma bendita vírgula

O caso da conta bancária de António Costa mostra que a legislação de integridade pública está desenhada para dar uma ilusão de transparência, mas garantir a opacidade.

A manchete de sábado doCorreio da Manhãfez soar alarmes familiares. Depois de José Sócrates nos tentar convencer que vivia de dinheiro sacado do cofre da mãe rica – mãe rica essa que, estranhamente, pedia dinheiro ao filho que lhe pedia dinheiro a ela –, a notícia de mais umprimeiro-ministro sem contas à ordemem seu nome tem ecos pouco confortáveis, agravados pelo facto de António Costa não ter respondido às perguntas do jornal sobre como recebia o ordenado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.