Sábado – Pense por si

João Paulo Batalha
João Paulo Batalha
08 de junho de 2022 às 14:00

A corrupção acabou ontem

Agora sim, a prevenção é lei e há um “Mecanismo” para salvar a República da corrupção. Duas toneladas de timidez embrulhadas numa tonelada de papel.

"No início era o Verbo", diz a Bíblia. "O Verbo era a verdadeira luz que, vindo ao mundo, ilumina todo o homem". Deus no Céu e o Governo na Terra: ontem entrou em vigor, seis meses depois de aprovado e promulgado, o Decreto-Lei que estabelece o Regime Geral de Prevenção da Corrupçãoe cria o Mecanismo Nacional Anticorrupção para zelar pelas cautelas de organizações públicas e privadas que agora ficam obrigadas a prevenir as tentações e os abusos. Mais semana e meia e entra em vigor a lei de proteção de denunciantes, que promete canais de denúncia seguros e garantias para quem, corajosamente, se chegar à frente para apontar suspeitas de irregularidades.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.