Sábado – Pense por si

João Laborinho Lúcio
João Laborinho Lúcio
17 de março de 2021 às 20:00

O Disparo da Alma

A criatividade é também um processo de pausa. De não tempo. De paragem. Um espaço e um tempo em que o nada ganha ao tudo para deixar entrar novas formas de ver a realidade que se projeta na tela adiante.

De acordo com a ICF – International Coaching Federation, Coaching consiste numa "parceria com o cliente, através de um processo estimulante e criativo que o inspira a maximizar o seu potencial pessoal e profissional". São muitas as fases desta definição que me inspiram no meu trabalho. Gosto, em particular, de me saber parte de uma parceria que desafia o pensamento criativo. Esse "salto mágico, irracional que a imaginação faz de bom grado, permitindo o nascimento de ideias novas e originais" (Jerome Bruner). Esse processo ativo de ideias que nos levam a novos processos e ações inovadoras. Assim vejo a criatividade. Um processo, um caminho de alguma inspiração e muita transpiração, na definição incandescente de Thomas Edison.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.