Sábado – Pense por si

Gil Prata
Gil Prata
04 de março de 2020 às 19:04

Justiça militar: Dois processos e uma “geringonça”

Se a fase de julgamento do processo "Zeus" está no final, a aguardar o acórdão do tribunal de Sintra, e o julgamento do processo "Comandos" está mais próximo do fim do que do início, parece que relativamente ao "caso Tancos" muita água ainda vai correr debaixo da ponte.

Em novembro de 2016, em resultado de uma investigação iniciada em 2014 a partir de (mais) uma denúncia registada como "anónima", vários militares da Força Aérea e civis foram detidos. A chefia deste ramo das Forças Armadas, tomando conhecimento da prática de ilícitos criminais, comunicou-os à Polícia Judiciária Militar (PJM), o órgão de polícia criminal (OPC) competente para investigar crimes cometidos em unidades militares. Esta investigação decorreu no âmbito do processo de inquérito denominado "Zeus" e está relacionada com corrupção nas messes da Força Aérea no qual são arguidos empresas, civis e vários militares, pronunciados pela prática de crimes de corrupção ativa e passiva agravadas e falsificação de documentos, previstos no código penal.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.

As polémicas escutas

As 50 conversas de António Costa intercetadas revelam pedidos de cunhas e desabafos. Na Ucrânia, há um português na linha da frente, a fugir de drones e a esconder-se vários dias em trincheiras. Por cá, um casal luta contra a doença do filho, tão rara que ainda não tem nome