Sábado – Pense por si

Francisco Guerreiro
Francisco Guerreiro Membro da Comissão Política Nacional do PAN
09 de maio de 2019 às 09:00

O Dia da Vitória na Europa: Uma memória verde esperança

Para ter uma expectativa positiva sobre algo precisamos agir e o pré-colapso ecológico em que estamos a viver reflete a crise de valores que faz disseminar os discursos de ódio, de intolerância e de profundo desprezo por aquilo que, bem visto, representa a única luta que nos devia unir a todos: baixar a temperatura do mundo!

A 8 de Maio de 1945 era comemorado o V-E Day (Victory in Europe Day, Dia da Vitória na Europa). Este dia assinalou a rendição completa e incondicional da Alemanha nazi na Europa e o fim da II Guerra Mundial no continente. Foi um marco de esperança num período marcado pela violência extrema, pela decadência dos valores humanos entorpecida pelos discursos de ódio e pelo domínio irracional dos impulsos autoritários de alguns, rapidamente disseminados por outros. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.