Sábado – Pense por si

Francisco Guerreiro
Francisco Guerreiro Membro da Comissão Política Nacional do PAN
09 de maio de 2019 às 09:00

O Dia da Vitória na Europa: Uma memória verde esperança

Para ter uma expectativa positiva sobre algo precisamos agir e o pré-colapso ecológico em que estamos a viver reflete a crise de valores que faz disseminar os discursos de ódio, de intolerância e de profundo desprezo por aquilo que, bem visto, representa a única luta que nos devia unir a todos: baixar a temperatura do mundo!

A 8 de Maio de 1945 era comemorado o V-E Day (Victory in Europe Day, Dia da Vitória na Europa). Este dia assinalou a rendição completa e incondicional da Alemanha nazi na Europa e o fim da II Guerra Mundial no continente. Foi um marco de esperança num período marcado pela violência extrema, pela decadência dos valores humanos entorpecida pelos discursos de ódio e pelo domínio irracional dos impulsos autoritários de alguns, rapidamente disseminados por outros. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.