Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
07 de maio de 2023 às 10:02

António Costa deu uma de Pinheiro de Azevedo

A verdade é que cheguei à conclusão de que, com todas as confusões geradas pelos comportamentos de vários membros do Governo, vai ser totalmente impossível proceder a uma discussão séria acerca do futuro da União Europeia na campanha eleitoral para a escolha dos deputados portugueses ao Parlamento Europeu.

Ao começar este meu texto, sinto ser minha obrigação justificar a razão da mudança do título genérico destes escritos (que deixará de ser "Por uma União Europeia Federal"), especialmente porque, tendo antes confessado estar propositadamente a usar a táctica do Cônsul Romano Catão para convencer os seus compatriotas do Senado a desencadear uma guerra visando destruir Cartago (rival de Roma na luta pelo domínio do Mediterrâneo), o faço precisamente quando se aproxima a comemoração do "Dia da Europa", a qual terá lugar no próximo dia 9 de maio.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.