Sábado – Pense por si

Eurico Reis
Eurico Reis Juiz Desembargador Jubilado
05 de novembro de 2023 às 10:00

9 de Novembro

Todos os seres humanos têm a mesma dignidade e merecem ser respeitados por igual. Parafraseando o Papa Francisco, todos, todos, todos. Face ao que se está a passar na Faixa de Gaza e que de todos é conhecido, só por pura hipocrisia essa efeméride poderá ser assinalada esquecendo o sofrimento e a morte que está a ser infringida aos palestinianos.

Quando, perante a carnificina que está a ser perpetrada na Faixa de Gaza, qualquer pessoa minimamente decente apenas se pode sentir horrorizada, e quando o cego maniqueísmo ideológico dominante nas instâncias dirigentes dos países ocidentais faz com que a apresentação da exigência do estabelecimento de um cessar-fogo imediato dos actos de guerra que estão a ser praticados nesse martirizado território seja considerada uma medida radical e uma tomada de posição a favor de uma das partes em conflito, mais exactamente um apoio ao Hamas, torna-se indispensável recordar que o Parlamento Europeu deliberou estabelecer o dia 9 de novembro como "Dia Internacional contra o Fascismo e o Antissemitismo" visando com isso combater a intolerância e os discursos autoritários.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.