Sábado – Pense por si

Euclides Dâmaso
Euclides Dâmaso Procurador-geral adjunto jubiliado e ex-diretor do DIAP de Coimbra
20 de maio de 2021 às 17:45

Uma pedra no caminho da justiça

O sistema de justiça enfrenta desafios complexos, até pelas transformações sociais e económicas verificadas nas últimas décadas.

Fazendo eco de uma ideia generalizada em grande parte da nossa sociedade, um respeitado pensador afirmava publicamente, na semana transacta, que "No aspecto central a Justiça do Antigo Regime era melhor que agora". Não devemos, em atenção ao autor, deixar a mesma ideia dissolver-se na espuma dos afazeres quotidianos, mas preocupar-nos em apurar o seu fundamento.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.