Há habitualmente um desfasamento prático: as férias escolares duram entre um mês e meio e dois meses e meio e o período normal de férias por ano de um trabalhador são 22 dias úteis. Para muitas famílias, torna-se muito difícil a conciliação entre o trabalho dos pais, tempo familiar e período de férias escolares dos filhos.
Os usos do tempo na existência humana têm vindo a modificar-se nos últimos séculos. Com o desenvolvimento da sociedade industrial a organização do tempo de vida foi substancialmente alterada com a introdução de horários de trabalho. Este modelo do tempo de vida dos cidadãos ainda se encontra marcado por este paradigma baseado numa dicotomia entre tempo de trabalho (produtividade) e de lazer (tempo livre e ócio). Em muitos casos, não se respeita a necessidade do nosso organismo em ter disponibilidade de oito horas de sono, oito horas de trabalho e oito horas de descanso. No entanto, começam a verificar-se sinais que no futuro existirão grandes alterações no mundo laboral com a introdução do trabalho online, redução dos dias semanais, flexibilidade dos horários de trabalho e modernização e introdução de novas tecnologias (incluindo a Inteligência artificial). O mesmo acontece com os modelos educativos vigentes nas escolas: a visão da "escola fábrica" com tempos obrigatórios curriculares (trabalho) e tempo de descanso (recreios e férias escolares). A organização do tempo laboral dos pais, está diretamente relacionado com a conceção da organização do tempo escolar dos filhos. Temos a convicção que se aproxima muito rapidamente as condições de alterar a história de funcionamento da sociedade num futuro próximo na vivência do espaço e tempo de vida das nossas existências. Como refere o grande poeta Moçambicano Mia Couto "A fadiga que sentimos não é tanto do trabalho acumulado, mas de um quotidiano feito de rotina e de vazio. O que mais cansa não é trabalhar muito. O que mais cansa é viver pouco. O que realmente cansa é viver sem sonhos." (O Universo Num Grão de Areia).
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Através da observação da sua linguagem corporal poderá identificar o tipo de liderança parental, recorrendo ao modelo educativo criado porMaccobye Martin.
Ficaram por ali hora e meia a duas horas, comendo e bebendo, até os algemarem, encapuzarem e levarem de novo para as celas e a rotina dos interrogatórios e torturas.
Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.