Sábado – Pense por si

Carla Oliveira
Carla Oliveira
28 de outubro de 2022 às 14:51

Do outro lado da bancada

O entrar na sala de audiências é sempre um desconforto. Para todos, sobretudo aqueles que nunca lá foram. Mas o juiz cidadão, quando entra, vê a sala ao contrário. É como se nunca lá tivesse entrado.

Os juízes estão no tribunal, num tribunal qualquer. E é nesse tribunal, o seu, que trabalham e que vivem o seu dia a dia, muitas vezes durante anos a fio. Conhecem os cantos à casa, sabem como se entra e como se sai, onde ficam situados todos os serviços e quais os caminhos mais rápidos para lá chegar. Os átrios, corredores e salas de audiência são-lhes tão familiares como as divisões da sua própria casa. Sabem bem o que lá se passa e como tudo funciona, esse é o seu trabalho e a sua vida. E mesmo quando mudam de tribunal a adaptação é rápida. Por mais diferentes que os edifícios sejam, um tribunal é um tribunal e, no essencial, todos funcionam da mesma forma.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?