Sábado – Pense por si

António Ventinhas
António Ventinhas Magistrado
21 de julho de 2020 às 16:21

O BES e os megaprocessos

Se juntássemos todos os processos em que houve uma intervenção relevante de alguns dos arguidos do processo BES, teríamos um ultra megaprocesso.

O maior problema que se aponta à Justiça portuguesa é a sua lentidão, o que eu concordo em absoluto. Temos um sistema lento por opção política e legislativa, é preciso dizê-lo claramente. Quando se permite que ainda na fase de inquérito sejam interpostos dezenas de recursos está tudo dito. A produção de prova repete-se sucessivamente no inquérito, na instrução e no julgamento, desaproveitando-se o que aconteceu nas fases anteriores. A instrução que é facultativa chega a arrastar-se por diversos anos, muitas vezes repetindo-se diligências já efectuadas em sede de inquérito. Após a dedução da acusação parece que o tempo já não importa. O que interessa é pressionar os procuradores durante a investigação, por forma a ver se abreviam a mesma, não "escavam" demasiado fundo e cometem erros processuais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.