Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
27 de fevereiro de 2019 às 19:00

Um olhar mais global

A SÁBADO inaugura esta semana uma nova aposta: longos trabalhos de investigação, publicados em capítulos, com o objetivo de dar ao leitor uma perspetiva ampla de um caso, dos seus intervenientes e das respetivas ligações. O primeiro é A teia do banco Banif

Há mais de 10 anos que o diretor adjunto António José Vilela acompanha o chamado caso Banif - uma burla sobre a primeira tentativa, ainda que dissimulada, do Estado angolano de comprar um banco português. Mais do que um negócio, este caso acabou por representar um marco nas relações entre Portugal e Angola: acabou por ser o primeiro de uma série de processos judiciais que investigaram as atividades e os investimentos das mais altas personalidades angolanas em território nacional.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 774

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.