Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
03 de abril de 2024 às 18:00

Robôs ajudam na saúde

Fomos ver (e experimentar) como é que a Inteligência Artificial já nos pode ajudar na área da saúde. E ainda: entrevista com a investigadora Wendy Lower, que revela a violência das mulheres nazis; o perfil do novo ministro das Finanças, “adivinhado” desde dezembro; e o último dia de José Luís Carneiro no Governo.

A jornalista Lucília Galha foi perceber de que maneira é que a Inteligência Artificial é usada na área da saúde. Os mais óbvios, os robôs cirúrgicos ou os assistentes virtuais (chatbots) já estão em todo o lado. Mas também já há algoritmos que são usados em exames e que fazem a triagem de milhares de imagens em segundos indicando para quais é que o médico deve olhar (porque têm alterações). Na Fundação Champalimaud, a repórter teve contacto com um projeto, em preparação, que vai permitir ao cirurgião ver através da pele antes de remover um tumor (de cancro da mama). Será com uns óculos de realidade aumentada - que experimentou e que lhe permitiu ver o peito de uma mulher em 3D e, a vermelho, em volume e à escala real, a estrutura que correspondia ao tumor. Outro exemplo, este já a funcionar: depois de sair do hospital, há aplicações que permitem fazer fisioterapia em casa e a tecnologia orienta e corrige os movimentos; e também é possível monitorizar doentes crónicos graves em casa e saber quando descompensam.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 1040

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.