Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
23 de abril de 2019 às 19:00

Ricos e pobres

Esta é uma edição feita de contrastes. Na reportagem de capa contamos como foi o regresso a Portugal das grandes famílias. Depois mostramos a realidade dos milhares que vivem nos bairros mais pobres do País – aqueles que não aparecem nas campanhas de turismo

Quando há uns meses começámos a planear a edição que tem nas mãos, publicada na véspera do 45º aniversário do 25 de abril, a redatora principal, Ana Taborda, colocou em cima da mesa uma proposta arrojada: fazer uma reportagem sobre o regresso a Portugal das grandes famílias, cujas empresas e negócios tinham sido nacionalizados após a revolução. Se a ideia nos agradou – além do interesse óbvio do tema, tínhamos a garantia de que não ia ser feito outro trabalho do género por esta altura –, o resultado foi ainda melhor. Desde então, a Ana conseguiu falar com muitos dos membros dessas famílias – Roquette, Salgado, Champalimaud, etc. – que lhe contaram, com uma nostalgia indisfarçável, como tinham vivido anos dourados no Brasil e os contrastes que encontraram no regresso à Pátria.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 782

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.