Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
19 de fevereiro de 2020 às 19:00

Racismo extrafutebol

Um mês depois, voltamos a noticiar a ligação de simpatizantes neonazis ao Chega. Por coincidência, na mesma semana em que o País foi confrontado com o caso Marega – o que torna mais importante do que nunca recordar que o racismo vai muito para além do futebol

Em janeiro, a SÁBADO noticiou que vários elementos da extrema-direita portuguesa tinham entrado no Chega, e que alguns tinham cargos de responsabilidade no partido. Na altura, Luís Graça, presidente da Mesa da Convenção do Chega, negou ter pertencido a tais organizações e chegou a apresentar uma queixa na PSP contra "as fontes da revista" – ou seja, contra desconhecidos. Desde então, o jornalista Alexandre R. Malhado continuou o seu trabalho de investigação. E publica agora as imagens que mostram a proximidade de Luís Graça a movimentos neonazis como o MON ou a NOS. Com o caso Marega na atualidade, convém não esquecer que o racismo vai muito para além do futebol.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 825
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?