Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
09 de novembro de 2022 às 18:00

Quanto vale a sua casa?

Num trabalho inédito na área do imobiliário, fomos analisar 240 mil casas, em múltiplas variáveis, para perceber quanto valem. Trazemos-lhe ainda uma entrevista com a portuguesa que lida com os maiores telescópios do mundo. E fomos ver se a terapia EMDR está a ter sucesso e como as escolas estão transformadas numa nova Babilónia.

Durante várias semanas, a jornalista Raquel Lito desenvolveu um exercício ambicioso com os cofundadores da plataformaalfredo.pt, que monitoriza o mercado imobiliário em Portugal. A pedido daSÁBADO, Mário Gamas, Gonçalo Abreu e Guilherme Farinha analisaram estatisticamente mais de 240 mil imóveis, tendo em conta múltiplas variáveis como áreas, tipologias e estados de conservação. Na fase de agregação de dados, recolheram anúncios online, dados de imóveis vendidos e ainda de fontes oficiais como do INE e do Pordata. "As avaliações remotas são rápidas, recorrem a modelos estatísticos sem intervenção humana e são usadas para rastrear e informar rapidamente sobre o valor de portfólios dos ativos imobiliários em larga escala", explicaram. Neste trabalho, que o vai ajudar a perceber quanto vale a sua casa, a jornalista daSÁBADOrecorreu ainda a peritos avaliadores, consultores de imobiliário, proprietários e investidores.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.