Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
20 de março de 2019 às 19:00

Passeios por Espanha

Ficam a poucas horas de Lisboa e do Porto, mas já do outro lado da fronteira. São sugestões para ir (re)ver a Espanha raiana que interessa, da Corunha a León, de Sevilha a Cádis. Juntámos ainda as novas bandas do rock português em Barcelos e fomos ver se o fax passou à História

Durante a semana em que andou a preparar o artigo de capa desta edição, que assina com o diretor da SÁBADO, Eduardo Dâmaso, a jornalista Filipa Teixeira recordou a infância e a adolescência, quando ia de férias para a Galiza com os pais. Nascida e criada no Porto, lembra os rituais desses passeios: "Tínhamos de atravessar a fronteira em Caminha num ferryboat, e depois íamos dar mergulhos num mar gelado, mas transparente e com água azul -turquesa como o dos países tropicais. Brincávamos aos sotaques e às pesetas, aquelas moedas engraçadas com um buraco no meio. No regresso, vínhamos por Vigo, onde os chocolates do Alcampo eram sempre mais baratos do que os de Portugal."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 777

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.