Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
24 de outubro de 2018 às 19:30

Os refugiados esquecidos

Durante cerca de sete dias, na fronteira natural entre a Colômbia e a Venezuela, o rio Táchira, o fotógrafo João Carvalho Pina fez cerca de 6.900 fotos. Publicamos uma dúzia. Todas imagens extraordinárias

O fotógrafo premiado João Carvalho Pina, de 38 anos, concluiu em 2014 um longo projecto pessoal, sobre a memória da Operação Condor, com a qual as ditaduras militares sul -americanas eliminaram nos anos 70 os seus adversários políticos. De regresso à América Latina, escolheu agora acompanhar o drama pouco mediatizado dos venezuelanos que escapam do seu país empobrecido para a Colômbia – e nos últimos quatro anos terão sido quatro milhões. Durante cerca de sete dias, na fronteira natural entre os dois países, o rio Táchira, fez cerca de 6.900 fotos. Publicamos uma dúzia. É uma primeira escolha extraordinária, em exclusivo, a que pode ver na revista desta semana.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 756
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.