Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
18 de janeiro de 2023 às 18:00

O dinheiro do Banif

O Banif foi utilizado para a lavagem de dinheiro ao nível mundial, envolvendo mais de 1,4 mil milhões de euros - um processo que o jornalista António José Vilela investiga há 12 anos. Nesta edição, pode ainda ficar a saber o que são baby planners, perceber quais são as maiores dificuldades dos professores e conhecer a história de Regufe, o amigo inseparável de CR7.

Foi há 12 anos que o jornalista António José Vilela escreveu na SÁBADO o primeiro artigo sobre a forma como foi arquivada a queixa do Estado de Angola que visava uma alegada burla ocorrida com a compra de ações do Banif. Foi também nessa altura que começou a perceber as ligações de angolanos com muito dinheiro e poder a negócios bancários, imobiliários e outros. Daí ao livro que agora chega às bancas (na origem do artigo de capa desta edição) foi um caminho de anos em que se construiu um puzzle que tem sempre o Banif como elo para explicar outros negócios, ligações e encontros de bastidores. Durante o tempo da investigação, o diretor-adjunto juntou milhares de documentos que existem em processos-crime, alguns entretanto destruídos, emails e escutas telefónicas que ajudam a contar esta longa história.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Bastidores 977

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.