Sábado – Pense por si

João Carlos Silva
João Carlos Silva Director Adjunto
30 de outubro de 2017 às 17:00

O Alentejo longe do mar

Percorremos mais de 2.000 quilómetros de estrada, dezenas de entrevistas e paragens, só com um Fiat 500, um bloco de notas e a planície como inspiração

Em 13 anos de SÁBADO já fizemos várias capas com o Alentejo por tema - e sempre com êxito, manda a verdade que se diga. Resolvemos repetir mas, mais uma vez, variar a fórmula. Este é um outro Alentejo, do interior, da planície. O jornalista Ricardo Dias Felner aceitou a missão de mapear esse Alentejo sem mar por perto. Foi descobri-lo, em quatro percursos, e para isso saiu da auto-estrada. Foram mais de 2.000 quilómetros de estrada, dezenas de entrevistas e paragens, só com um Fiat 500, um bloco de notas e a planície como inspiração. Pode ler o resultado dessa descoberta, com as fotografias de Ricardo Pereira, entre as páginas 30 e 44: há paisagens sempre invulgares, inesperados artesãos, grandes cozinheiras, incríveis espaços para passar a noite, muitos fins-de-semana para planear.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 705
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.