Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
02 de outubro de 2024 às 18:00

Como garantir uma boa reforma?

É melhor acabar já de pagar o empréstimo da casa ou juntar o mais possível para a reforma? A resposta a esta e a várias outras perguntas está no texto de capa desta semana. E ainda: fomos entrevistar o ator Miguel Falabella e treinar com a equipa de basquetebol do Queluz, no seu regresso à elite.

A pensão de reforma em 2050 pode valer só 38,5% do último salário – isto é o que aparece escrito em quase todo o lado a propósito de um relatório da Comissão Europeia divulgado este ano. Só que o relatório não diz isso em lado algum, antes pelo contrário: refere que a reforma valerá 91% em 2050 e que o cenário pior (o dos 38,5%) acontece em 2070. O jornalista Bruno Faria Lopes falou com várias pessoas – algumas peritas em finanças pessoais – que citaram o número dos 38,5%. A duvidar da sua própria interpretação, teve de contactar a Comissão Europeia e um perito português em Segurança Social, conhecedor da matéria, para confirmar o erro coletivo. E, quando leu outras projeções, percebeu que o cenário futuro pode não ser tão mau. Há muitos mitos à volta do tema complexo das pensões, mas há uma realidade: as pensões no futuro serão inferiores e é crucial preparar a reforma. Veja como fazê-lo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres