Sábado – Pense por si

Carlos Torres
Carlos Torres Editor Executivo
10 de maio de 2023 às 18:00

As empresas do Estado

A TAP está no centro dos holofotes, mas há centenas de outras empresas do Estado sobre as quais pouco se sabe. Nesta edição, fazemos um raio X a um setor que concentra 20% dos funcionários públicos e que é muitas vezes gerido pelos partidos e por caciques locais.

Há vários meses que os jornalistas Marco Alves e Paulo Barriga estabeleceram uma parceria à distância – um em Lisboa, outro no Alentejo – para fazerem o longo artigo que faz capa daSÁBADOesta semana. Um ficou com as empresas municipais do Alentejo, Algarve, Madeira e Açores; o outro com as restantes empresas municipais mais o setor empresarial do Estado central. Depois de analisarem os relatórios de contas de centenas de empresas, de cruzarem informação com as estruturas autárquicas e partidárias e de falarem com as administrações e agentes locais, os dois repórteres traçam o raio X de um setor que tem estado na ordem do dia devido aos casos na TAP – um porta-aviões do setor empresarial do Estado que ofusca todas as outras empresas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.