Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
29 de janeiro de 2020 às 19:00

Alqueva e Angola

Terminamos a grande investigação às mudanças da última década no Alentejo com um olhar para a exploração de trabalhadores estrangeiros. Mostramos ainda como o dinheiro angolano tomou de assalto a banca e o sistema financeiro português

o último capítulo da grande investigação às transformações ocorridas na região do Alqueva, o repórter Paulo Barriga relata-nos as mudanças sociais provocadas pela implementação do olival intensivo. Se, por um lado, a imigração em massa de estrangeiros transformou as aldeias da região numa verdadeira Babel e ajudou a estancar a queda da curva demográfica, por outro, a criminalidade associada ao tráfico de seres humanos disparou na mesma proporção. O jornalista foi uma testemunha privilegiada da forma como muitas localidades passaram a viver à custa da exploração destes trabalhadores estrangeiros – sobretudo no que toca ao acolhimento. Mesmo atrás da sua casa, uma antiga exploração de borregos foi convertida num hostel para hindustânicos – a comunidade que melhor se integrou e que aos domingos se junta e improvisa um campo de críquete para jogar a tarde inteira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos bastidores 822

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.