Secções
Entrar
Nuno Tiago Pinto
16.06.2021

Bastidores: Funcionários desejados

Revelamos quais são as principais aptidões que as empresas procuram em novos funcionários; levámos Carlos Moedas ao teatro para ver a peça Sr. Moedas; e visitámos o restaurante de Lucas Fernandes, o polémico concorrente do Hell’s Kitchen.

Ao longo das últimas semanas a jornalista Lucília Galha contactou mais de 50 empresas para perceber o que procuram num novo funcionário. Obteve resposta de 38 (11 do PSI-20) e depois falou com 10 jovens que entraram nos vários programas de estágio que elas disponibilizam. Todos são remunerados acima do salário mínimo. Nessas conversas percebeu que, para além das competências académicas, todos conseguiram valorizar as aptidões extracurriculares que adquiriram em trabalhos de verão, participações em clubes e associações de estudantes ou mesmo noutros estágios. São, sobretudo, jovens proativos e com capacidade para resolver problemas, que partilharam alguns conselhos para quem começa agora a procurar o primeiro emprego.

O mundo é pequeno
O encenador João Miguel Garcia aderiu a um projeto europeu que pretendia, através do teatro, aproximar os cidadãos da Europa e dos seus agentes. Problema: Carlos Moedas, então comissário europeu, não lhe atendia as chamadas. O encenador foi então a Beja à procura de quem o conhecesse bem. Encontrou o jornalista Paulo Barriga, que se tornou amigo de Carlos Moedas através da sua proximidade com o pai do social-democrata. E foi o repórter a explicar ao comissário que havia um encenador que lhe queria muito falar e que sim, era a sério, queria mesmo fazer uma peça sobre ele. João Miguel Garcia acabou por ir a Bruxelas onde ficaram uma tarde à conversa. Moedas contou a história à editora executiva Maria Henrique Espada, com quem tinha combinado ir ao teatro ver a peçaSr. Moedas. Como o mundo é pequeno, a jornalista informou o candidato à câmara de Lisboa que o repórter Paulo Barriga, ex-diretor do Diário do Alentejo, é colaborador regular daSÁBADO.

Segredos bem guardados
O jornalista Luís Francisco foi até Vila Verde conversar com Lucas Fernandes, o segundo classificado do Hell’s Kitchen, que se mostrou tão irascível quanto no ecrã. Não deixou os jornalistas assistirem às refeições que serve no seu novo restaurante e recusou posar para fotografias encenadas. Também fechou a porta quando o repórter perguntou como era o processo de maturação da carne da sua empresa. Disse apenas que há três vetores: "temperatura, humidade relativa e tempo". E com uma piscadela de olho finalizou: "O resto é o estilo de cada um e eu não revelo os meus segredos."

Boa semana.

Mais crónicas do autor
23 de setembro de 2025 às 23:00

Médicos que ganham fortunas

Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais

16 de setembro de 2025 às 23:00

Uma casa na periferia

As zonas centrais de Lisboa e Porto apresentam preços proibitivos para quem quer comprar casa, por isso, a tendência passa por apostar nos arredores. E ainda: uma exposição sobre D. Amélia e uma entrevista ao encenador João Mota

09 de setembro de 2025 às 23:00

Saiba como travar o cansaço

Considerada já uma "epidemia", o cansaço é um tema sério e que afeta milhões de pessoas na sua vida pessoal e profissional. Acompanhamos Seguro nas suas férias e tentámos perceber o que vai acontecer nos recreios sem telemóveis.

02 de setembro de 2025 às 23:00

Porto Santo, a ilha dourada

Com uma das melhores praias da Europa, Porto Santo é a sugestão de destino que faz a capa desta semana. A conversa improvável com Fábia Rebordão acabou a atrasá-la para ir buscar a filha. Conheça a moda das festas de 15 anos.

26 de agosto de 2025 às 23:00

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Mostrar mais crónicas
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!