O ataque, realizado com armas de alto calibre, aconteceu na zona alta do Paseo de la Reforma, uma área próspera da cidade.
Um ataque contra o secretário de Estado da Segurança da Cidade do México provocou a morte de várias pessoas na capital do país, avançou hoje a presidente do governo regional, Claudia Sheinbaum, adiantando que o caso está a ser investigado.
"O secretário [da Estado] da Segurança Pública da cidade sofreu um ataque. Está fora de perigo, mas está a ser tratado num hospital", disse a responsável, numa mensagem hoje divulgada na rede social Twitter.
"Houve mortes e vários detidos e estão a decorrer investigações", acrescentou.
A líder do governo da Cidade do México especificou que o atentado aconteceu às 06:38 locais (12:38 em Lisboa), adiantando que, neste momento, "estão a ser recolhidas informações" e que tomará, em conjunto com a Guarda Nacional, "as medidas necessárias para garantir a segurança na cidade".
Segundo a imprensa local, o ataque, realizado com armas de alto calibre, aconteceu na zona alta do Paseo de la Reforma, uma área próspera da cidade.
O grupo armado atacou o veículo onde estava Omar García Harfuch, que assumiu o cargo em outubro passado, tendo deixado pelo menos dois civis feridos, noticiou a imprensa local, acrescentando que a área está fortemente policiada e isolada.
"Tudo isto está, sem dúvida, ligado ao trabalho realizado para garantir a paz e a tranquilidade na Cidade do México e no país", afirmou o Presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, numa declaração feita na cidade de Morelia, no estado de Michoacán.
O Presidente interrompeu uma conferência de imprensa que estava a realizar hoje de manhã para relatar o ataque e confirmou que "o relatório preliminar dá conta de que o secretário de Estado da Segurança Pública foi ferido e que há mortos neste ataque".
"Damos o nosso apoio total, completo e absoluto à chefe de governo e aos membros da equipa de Segurança Pública da Cidade do México", disse o chefe do Estado mexicano, remetendo mais informações para mais tarde.
A luta entre grupos criminosos como o União de Tepito, o Força Anti União e o Cartel Tláhuac - que têm alianças com poderosos cartéis no país - está ligada à violência existente na Cidade do México, embora nos últimos meses os números oficiais mostrem uma diminuição da insegurança.
A capital registou 115 assassínios no mês de maio, segundo dados da secretaria do Sistema Nacional de Segurança Pública.
Vários mortos em atentado ao secretário de estado da Segurança Pública do México
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres