Sábado – Pense por si

UE e Reino Unido equacionam reforçar negociações sobre o Brexit

12 de outubro de 2019 às 12:39
As mais lidas

Mais uma tentativa em busca de um acordo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia antes realização da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE.

Os negociadores daUnião Europeiae doReino Unidoequacionam intensificar as conversações durante este fim de semana em busca de um acordo sobre oBrexitantes realização da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE.

O responsável da UE para as negociações, Michel Barnier, aprovou uma intensificação das conversações depois de o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, e do seu homólogo irlandês, Leo Varadkar, terem referido, no final de uma reunião, na quinta-feira, que veem "caminho" para um possível acordo.

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse na sexta-feira que equacionaria a continuação das conversações neste fim de semana, antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo que vai decorrer entre quinta e sextas-feiras da próxima semana.

O mecanismo de salvaguarda designado por backstop, que pretende evitar uma fronteira física na Irlanda do Norte tem dominado as negociações, desde que os defensores do Brexit saíram vencedores no referendo realizado em 2016.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.