"O furacão Irma é de proporção épica, talvez o maior que já vimos. Mantenham-se em segurança e saiam do seu caminho, se possível", escreveu Trump num tweet.
Hurricane Irma is of epic proportion, perhaps bigger than we have ever seen. Be safe and get out of its way,if possible. Federal G is ready!
Num outro tweet, o presidente dos Estados Unidos elogiou "a incrível Guarda Costeira" que "salvou mais de 15.000 vidas" na passagem do furacão Harvey, no final de Agosto. "Adoramos a Guarda Costeira!".
Mais de um milhão de residentes das zonas costeiras da Florida receberam hoje avisos para se prepararem para evacuar as suas casas. Uma das propriedades notificadas foi a estância de Donald Trump em Mar-a-Lago, em Palm Beach, sul da Florida.
O governador da Florida, Rock Scott, advertiu hoje que todos os habitantes do estado -- 20 milhões - devem preparar-se para a possibilidade de terem de ser retirados.
"Esta tempestade é maior que o nosso estado. Todos os habitantes devem estar preparados para sair rapidamente", disse Scott, em conferência de imprensa.
O furacão Irma foi hoje qualificado pela Organização Mundial de Meteorologia como o mais forte de sempre no Atlântico, mantendo ventos de quase 300 Km/hora por 37 horas consecutivas e gerando mais energia que as oito tempestades que o antecederam na região.
O Irma, que perdeu força nas últimas horas e está agora na categoria 4 da escala de Saffir-Simpson, encontra-se ao largo de Cuba e avança na direcção da Florida, onde deve tocar terra na madrugada de domingo.
Nos dias anteriores, o furacão fustigou as Caraíbas, fazendo pelo menos 19 mortos e devastando localidades inteiras nas Antilhas.