EUA

Trump ordena ao Pentágono que organize uma grande parada militar

Cátia Andrea Costa 07 de fevereiro de 2018

As críticas são muitas mas as forças armadas já estão a estudar o pedido do presidente. Desfile pode ocorrer em Washington a 4 de Julho, feriado nacional dos EUA.

As paradas militares na Coreia do Norte são uma das armas de propaganda mais conhecidas do regime e são feitas pelos mais variados motivos, que vão desde os aniversários dos "pais" do país à inauguração dos Jogos Olímpicos de Inverno… na vizinha Coreia do Sul. Quem poderá repetir a ideia é o presidente dos EUA, Donald Trump, cujo mandato se tem caracterizado por um forte ataque ao regime de Pyongyang – aumentando de forma acentuada o clima de tensão e o receio de uma guerra nuclear.

Segundo a Casa Branca, o republicano quer criar um desfile militar para mostrar o poder militar dos EUA, destacando o seu papel de comandante supremo das forças armadas norte-americanas.

"O presidente Trump está totalmente solidário com os militares que todos os dias arriscam a vida para garantir a segurança do nosso país. Ele pediu ao Departamento da Defesa para estudar a criação de uma cerimónia na qual todos os americanos possam expressar o seu reconhecimento", declarou a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders, confirmando uma informação do diário The Washington Post.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais