Sábado – Pense por si

Surfista morre após ataque de tubarão em praia australiana

Cinco pessoas morreram em 2020 na Austrália na sequência de 26 ataques de tubarões.

Um surfista morreu hoje na Austrália devido a um ataque de um tubarão enquanto praticava a modalidade numa praia do estado de Nova Gales do Sul, apesar dos esforços da equipa de resgate, noticiou a estação de televisão pública australiana ABC.

Praia Austrália
Praia Austrália Reuters

O homem, que aparentava 30 anos, foi socorrido de imediato pelos serviços de emergência destacados num helicóptero na praia Esmeralda, perto da cidade de Coffs Harbour, mas as feridas provocadas no braço foram fatais para o surfista.

"Foi devastador para toda a gente que estava na praia hoje de manhã. Alguns surfistas locais e outras pessoas ajudaram. Foram incrivelmente valentes numa situação difícil", disse Chris Wilson, funcionário do serviço de ambulâncias de Nova Gales do Sul, àquela estação australiana.

Aaron Amstrong, surfista que reside na zona há vinte anos, indicou ser o primeiro ataque de tubarão de que tem memória naquela praia.

Cinco pessoas morreram em 2020 na Austrália na sequência de 26 ataques de tubarões, segundo fontes governamentais.

Segundo estudos da agência científica governamental CSIRO, no início de 2018, na zona costeira australiana havia 2.210 exemplares de tubarões-brancos adultos, considerados os mais perigosos.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.