Sábado – Pense por si

Sismo de 5.4 atinge centro de Itália

O terramoto foi sentido em Roma, mas até ao momento não existem informações sobre possíveis danos ou vítimas

Um sismo de magnitude 5,4 na escala de Richter foi registado, esta quarta-feira, no centro de Itália e sentido em Roma, segundo o Instituto Nacional de Geofísica e de Vulcanologia italiano. O sismo foi registado às 19h10 locais (18h10 em Lisboa) e a nove quilómetros de profundidade na área de Macerata, região de Marcas. Até ao momento, as autoridades não relataram a existência de dívidas. 

Segundo o jornal La Reppublica, o primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, já entrou em contacto com a Protecção Civil e cancelou as actividades marcadas para esta quarta-feira.

Nas redes sociais, já circulam imagens dos locais afectados pelo terramoto.

Chiesa di Visso, crolli #Terremoto pic.twitter.com/tNnUPbUsOI

Há dois meses, um forte sismo provocou a morte a 297 pessoas e grandes danos materiais na região de Abruzos, também no centro de Itália, especialmente nas localidades de Amatrice, Accumoli e Arquata del Toronto. Depois do sismo hoje registado, o autarca de L'Aquila disse à imprensa que na zona não ocorreram danos.

No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.