Sábado – Pense por si

Sanders vence Clinton no Maine

Gustavo Sampaio 07 de março de 2016 às 17:44

Vitória folgada nas urnas (64,3% contra 35,5%) gera um impacto diminuto no número total de delegados eleitos: 17 para Sanders e 13 para Clinton.

Apesar de Bernie Sanders ter obtido quase o dobro dos votos de Hillary Clinton nos "caucus" do Partido Democrata no estado norte-americano do Maine, realizados durante o dia de ontem, a distribuição proporcional dos delegados eleitos (16 para Sanders, dez para Clinton) e a preferência dos superdelegados (três apoiam Clinton, um apoia Sanders) acaba por esbater a diferença entre os candidatos. Os superdelegados são líderes partidários que podem escolher livremente o candidato presidencial que apoiam e, nesse segmento, Clinton lidera claramente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.