Presidente russo e o primeiro-ministro japonês comprometeram-se a firmar um tratado de paz, suspenso desde 1945 devido a um diferendo territorial nas ilhas Curilas.
O Presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, comprometeram-se esta terça-feira em Moscovo a firmar um tratado de paz, suspenso desde 1945 devido a um diferendo territorial nas ilhas Curilas.
O líder russo referiu que as duas partes ainda vão manter "um trabalho de formiga".
"Aguarda-nos um trabalho de formiga antes da assinatura deste documento com condições mutuamente aceitáveis", disse Putin durante uma comparência no Kremlin com o dirigente nipónico.
Putin sublinhou que as duas partes confirmaram hoje o seu "interesse" em assinar o tratado, um passo crucial para a normalização das relações bilaterais, apesar de considerar que a decisão deve ser apoiada pelos dois povos.
"Na reunião de Singapura comprometemo-nos a enquadrar o processo negocial na Declaração União Soviética-Japão de 1956", assinalou, numa referência ao encontro que ambos mantiveram em novembro.
Nesse aspeto, assinalou que este documento contempla "em primeiro lugar, a assinatura do tratado de paz", a posição que Moscovo defende nas negociações.
Putin pretendeu referir que a Declaração coloca como condição a assinatura do tratado, para de seguida abordar a entrega de duas das ilhas mais pequenas do arquipélago (Shikotan e Habomai).
Por sua vez, Abe, admitiu que "não é fácil solucionar problemas que permanecem por resolver há mais de 70 anos desde o fim da guerra".
"Mas devemos fazê-lo", vincou.
O primeiro-ministro nipónico sublinhou que, na sequência das conversações, os japoneses com antepassados nas ilhas poderão visitar as suas tumbas.
Shinzo Abe também confirmou uma nova ronda de negociações entre os chefes da diplomacia dos dois países durante a conferência de segurança em Munique, que decorre entre 15 e 17 de fevereiro.
"Haverá mais uma ronda. Devemos fortalecer a atmosfera de confiança mútua", comentou aos ‘media’ locais Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin.
Putin e Abe comprometem-se com tratado de paz russo-japonês suspenso desde final II Guerra Mundial
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?