Sábado – Pense por si

Parlamento da Finlândia aprova candidatura à NATO

Leonor Riso
Leonor Riso 17 de maio de 2022 às 13:54
As mais lidas

188 deputados votaram a favor e oito contra, anunciou o porta-voz parlamentar Matti Vanhanen.

O Parlamento da Finlândia aprovou uma proposta para o país se candidatar à adesão à NATO. 188 deputados votaram a favor e oito contra, anunciou o porta-voz parlamentar Matti Vanhanen.

Agora, a Finlândia deverá assinar uma candidatura formal e enviá-la à sede da NATO nos próximos dias. Um passo semelhante é esperado da parte da Suécia. Também esta segunda-feira a Casa Branca anunciou que vai receber os líderes da Suécia e Finlândia esta quinta-feira para discutir as candidaturas à NATO. 

Na reunião, estarão presentes Joe Biden, a primeira-ministra sueca Magdalena Andersson e o presidente finlandês Sauli Niinistö. Também serão discutidos a "segurança europeia, bem como o fortalecimento das parcerias próximas através de um conjunto de temas globais e apoio à Ucrânia", indicou a porta-voz Karine Jean-Pierre. 

Lehtikuva/Antti Aimo-Koivisto
Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.