Sábado – Pense por si

Netanyahu discute com norte-americanos anexação de colonatos

O primeiro-ministro israelita revelou que discute "há algum tempo" a anexação dos colonatos da Cisjordânia com os Estados Unidos. Os colonatos são considerados ilegais pelas Nações Unidas.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, declarou esta segunda-feira que discute "há algum tempo" com a administração norte-americana planos para anexar os colonatos da Cisjordânia ocupada, segundo um dos seus porta-vozes.

Jerusalém
Jerusalém

"Acerca da anexação, posso dizer-vos que já há algum tempo falo com os norte-americanos sobre o assunto", afirmou Netanyahu diante dos deputados do seu partido, o Likud (direita), de acordo com a mesma fonte.

Numa entrevista divulgada no domingo pelo diário gratuito Israel Hayom, o Presidente norte-americano, Donald Trump, expressa a sua preocupação com a expansão dos colonatos israelitas, embora a sua administração seja bastante menos crítica da colonização do que a do seu antecessor Barack Obama.

Os colonatos, em território palestiniano ocupado (Cisjordânia) ou anexado (Jerusalém oriental) são considerados ilegais pelas Nações Unidas. "Os colonatos complicam muito a situação e sempre dificultaram as negociações de paz, por isso penso que Israel deve ter muito cuidado com os colonatos", disse Trump na entrevista, onde declara não ter a certeza de que Israel queira concluir um acordo de paz com os palestinianos.

"Por enquanto, diria que os palestinianos não estão a tentar fazer a paz. E não estou completamente seguro de que Israel procura fazer a paz", afirmou. Trump disse ao Israel Hayom que as relações entre os dois países são "muito boas", mas que um acordo de paz com os palestinianos as tornaria "ainda melhores".

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.