Sábado – Pense por si

Mudança da hora tem riscos para a saúde?

Mariana Branco
Mariana Branco 31 de agosto de 2018 às 12:30

Bruxelas vai propor que os relógios não mudem no Verão e no Inverno. Especialistas em medicina do sono alertaram já para os riscos desta mudança, entre os quais estão alterações no sono, no estado de ânimo e nas capacidades cognitivas, como a memória.

Há décadas que no último domingo de Março e no último domingo de Outubro se mudam os relógios – e, mesmo que os smartphones já o façam sozinhos, continua a ser necessário dar a volta aos ponteiros do relógio da cozinha ou alterar a hora que aparece no microondas. Mas esta obrigação pode estar prestes a chegar ao fim. Um inquérito realizado pela Comissão Europeia, ao qual cerca de 4,6 milhões de pessoas responderam, averiguou que uma maioria "muito clara" de 84% dos europeus quer o fim da mudança de hora. Especialistas em medicina do sono alertaram já para os riscos desta mudança horária, entre os quais estão alterações no sono, no estado de ânimo e nas capacidades cognitivas, como a memória.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.