Sábado – Pense por si

Médico inglês convencia pacientes a serem operados sem precisarem

Diogo Barreto
Diogo Barreto 04 de fevereiro de 2020 às 21:31

Ian Paterson realizou mais de 5.000 operações nos 14 anos em que trabalhou como médico. Convencia pacientes a tirarem o peito depois de os assustar com cancro da mama.

Ian Paterson é um cirurgião plástico que foi condenado a 20 anos de pena de prisão em 2017 por ter realizado operações desnecessárias em 10 pacientes com o único fim de se beneficiar a si próprio. Operou mais de 5.000 pessoas, revela relatório agora divulgado, e terá exagerado as possíveis complicações para poder realizar mais operações. As conclusões afirmam que foi uma cultura institucional de "evitar e negar" que permitiu ao cirurgião continuar a trabalhar nestas condições.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O ano 1 da Grande Transição

Este ano de 2025 acabou com a Ordem Internacional Liberal. Parece vir aí uma nova Ordem das Grandes Potências, baseada na Força, já não nas regras. Mas ainda só estamos a iniciar a Transição. Trump fez um primeiro ano de segundo mandato desastroso. Putin agradece e tentará, em 2026, aproveitar o triunfo de ter "conquistado" Washington, apesar de, no terreno, ter falhado a tomada de Kiev. Preparem-se para alguns anos de incerteza, risco e nevoeiro. Nós, europeus, ainda não sabemos lidar com a perda americana