Sábado – Pense por si

Guterres quer encontro com Macron "num futuro muito próximo”

O secretário-geral da ONU lembrou que a França "é um parceiro muito valioso" da ONU

O secretário-geral da ONU, António Guterres, felicitou hoje o vencedor das eleições presidenciais francesas, Emmanuel Macron, e disse querer reunir "num futuro muito próximo" com o próximo Presidente da França.

"Felicitamos o povo da França por uma eleição presidencial bem sucedida e o Presidente eleito, Emmanuel Macron, pela sua vitória", disse o porta-voz de Guterres aos jornalistas num 'briefing' nas Nações Unidas.

Stephane Dujarric disse que Guterres vai escrever uma carta a Macron convidando-o para um encontro "num futuro muito próximo" e lembrou que a França "é um parceiro muito valioso" da ONU.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.