Sábado – Pense por si

Guterres avisa Trump sobre perigos de poupar na ONU

Leonor Riso
Leonor Riso 31 de maio de 2017 às 09:00

O presidente norte-americano quer cortar orçamento de diplomacia e ajuda humanitária em um terço, quase 17 mil milhões de euros

Os Estados Unidos foram avisados por António Guterres: se se afastarem de um papel de liderança global, serão substituídos. O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) quer convencer Donald Trump a não avançar com os cortes orçamentais em diplomacia e ajuda humanitária. O presidente norte-americano quer reduzir as suas contribuições em um terço, um valor de quase 19 mil milhões de dólares (17 mil milhões de euros). Tal significa um corte de mil milhões de dólares para a ONU.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.